top of page
Janine_RGB-03.png
Buscar

Você Saiu do Brasil, Mas o Jeitinho Saiu de Você?

  • Foto do escritor: Janine Fortuna
    Janine Fortuna
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de abr.

Jeitinho é Corrupção — E Está Destruindo a Imagem dos Brasileiros na Europa

Alerta sério e urgente.

Gostaria de deixar um aviso muito claro: tomem cuidado com certas certificações e atestações emitidas por brasileiros. Infelizmente, temos visto um número crescente de documentos falsificados, principalmente em relação a atestados de trabalho. É uma vergonha sem tamanho.

Sou brasileira, moro na Europa há 20 anos, e confesso que já senti vontade de entregar minha cidadania diante de tanta picaretagem. Médicos que falsificam documentos, tentam burlar o sistema, e ainda têm a ousadia de ensinar outros a fazer o mesmo.

Sim, é isso mesmo. Existem médicos que ensinam outros colegas a como enganar os sistemas europeus: dizem para se engajar num contrato de trabalho só para conseguir para agendar uma prova. Depois, simplesmente avisam ao hospital que não querem mais a vaga. E ainda tem pior: falsificam atestados dizendo que trabalharam durante anos em clínicas no Brasil, sendo que já estavam morando na Europa há muito tempo.

Esses profissionais não só burlam o sistema como incentivam a desonestidade, passando esse tipo de “dica” adiante como se fosse algo normal:“Quer fazer a prova na Alemanha e não consegue? Assina um contrato de fachada com um hospital só para conseguir o agendamento, e depois você desiste.”Sim, eu conheço casos assim. Sim, isso está acontecendo. E está se tornando normalizado.

É simplesmente absurdo. Certificações falsas, atestados mentirosos sobre experiência profissional no Brasil, falsificação de vínculo empregatício, mestrado ,entre outros ... tudo isso para tentar forçar um reconhecimento de diploma ou driblar a burocracia europeia.


E o mais irônico: muitos desses profissionais dizem que saíram do Brasil porque estavam cansados do “jeitinho brasileiro”. Mas quando chegam aqui, trazem esse mesmo “jeitinho” na mala e espalham a cultura da trapaça por onde passam.


Se você é um profissional sério, continue no caminho certo. E se você é um desses que tenta burlar o sistema, saiba que o cerco está se fechando — e muitos dos problemas e mudanças nas regras estão sendo causados por atitudes como a sua.

Chega. A nossa imagem, enquanto profissionais brasileiros no exterior, está sendo manchada por causa desses trapaceiros. É hora de dar UM BASTA !!!!!


 
 
 

Comentarios


bottom of page