Harmonização Orofacial na Europa: O Que Você Precisa Saber Antes de Fazer um "Mestrado"
- Janine Diniz Fortuna
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Tenho visto muitos "mestrados" oferecendo cursos de harmonização orofacial HOF aqui na União Européia / Suíça / EEE , principalmente em Portugal e na Espanha. Gostaria de deixar um alerta para todas as pessoas que pensam em trabalhar com harmonização orofacial por aqui. Mesmo que você tenha esses “mestrados”, um profissional só pode atuar na área se tiver um diploma de medicina, pois harmonização orofacial na União Européia / Suíça / EEE é um ATO médico. Na Espanha , Portugal e Bélgica , os dentistas também podem atuar nessa área, mas em todos os outros países é um ato exclusivo dos médicos.

É importante compartilhar esta publicação com todos que pretendem fazer um mestrado em harmonização orofacial. A União Europeia e a Suíça estão cada vez mais atentas a esse tipo de situação.
Medicina estética é ATO MÉDICO e, em muitos países, o exercício ilegal dessa prática é passível de multa 45 mil euros e até 2 anos de prisão.
E não se esqueçam: aqui não é Brasil. A justiça e as fiscalizações podem demorar, mas não falham.
E acredito que, se você está morando na Europa, talvez não esteja ciente das regras. Isso ocorre porque muitas dessas empresas vendem a ideia de que, ao fazer o mestrado, você obterá o reconhecimento e a autorização para atuar na área da medicina estética. Vou além: algumas chegam a afirmar que os profissionais poderão dar aulas aqui, o que também é
proibido para não médicos.
Portanto, antes de se engajar em um mestrado que custa uma fortuna, informe-se adequadamente para saber se esse curso realmente é o ideal para o seu caso.
Antes de investir em qualquer curso ou mestrado, é fundamental verificar em quais países esse diploma permitirá o exercício da atividade profissional. Eu já abordei esse tema em várias publicações, mas infelizmente muitas pessoas ainda estão investindo dinheiro em formações que não terão validade para seus objetivos profissionais
A Associação Europeia de Medicina Estética está intensificando as fiscalizações nos países.
コメント